O comportamento dos consumidores turísticos no uso da telefonia móvel

Alexandre Augusto Biz, Augusto José Neves, Eduardo Michelotti Bettoni

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi identificar o comportamento do consumidor turístico brasileiro quanto ao uso de serviços de telefonia móvel na atividade turística. Com base em Bouwan, Carlsson, Lopez-Nicolas, McKenna, Molina-Castillo, Tuunanen, Walden (2012), Höpken, Fuchs, Zarcker, Beer (2012) e Ricci (2011) apresenta-se que a evolução dos sistemas de telefonia móvel tem provocado mudanças no comportamento dos consumidores turísticos. Para a pesquisa foi construído um questionário quantitativo online na ferramenta LimeSurvey, com perguntas fechadas de única ou múltipla respostas com escala Likert, estruturado em 5 aspectos e aplicado a grupos de consumidores turísticos com experiência em viagens e conhecedores científicos. Foram consideradas 366 respostas válidas que indicaram que os consumidores turísticos utilizam mais os websites dos destinos e prestadores de serviços turísticos no planejamento de viagens, e que as redes sociais são mais utilizadas no compartilhando de experiências durante as viagens. Apenas 22 participantes possuíam experiência em comércio eletrônico via telefonia móvel, sendo que destes, apenas 11 já utilizaram aplicativos interativos (APP) em viagens.

Palavras-chave


Comportamento Consumidor; Telefonia Móvel; Turismo; Comércio Eletrônico; Aplicativos Móveis

Texto completo:

PDF