Observação participante aplicada a pesquisas em marketing sobre turismo e lazer

Ana Raquel Coelho Rocha, Angela da Rocha

Resumo


Este artigo apresenta o método de observação participante e ressalta algumas de suas vantagens na aplicação a pesquisas em marketing sobre turismo e lazer. As atividades de turismo e de lazer, como experiência de consumo, trazem consigo elementos cujo entendimento nem sempre é claro e facilmente alcançável. Por vezes, é necessário partilhar da experiência para entender a perspectiva de seus participantes. Esta é a principal vantagem na aplicação deste método etnográfico a pesquisas sobre turismo e lazer na disciplina de marketing: a observação in loco e a participação na atividade por parte do pesquisador permite trazer à tona questões que só a imersão no ambiente e a proximidade das complexas inter-relações que acontecem no contexto permitem identificar, para melhor entendimento do fenômeno investigado. O artigo se apoia em literatura pertinente ao tema e preocupa-se em identificar os passos a serem seguidos em pesquisa sobre o comportamento do consumidor de inspiração etnográfica utilizando a observação participante. Busca, ainda, mostrar a adequação do método e estimular seu uso em investigações sobre consumo de turismo e lazer.

Palavras-chave


Observação Participante; Turismo; Lazer

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