O desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no turismo: o caso da região turística da costa leste de Mato Grosso do Sul

Geancarlo de Lima Merigue

Resumo


O turismo por natureza é uma atividade sistêmica, necessitando da cooperação, integração e interdependência de todos os envolvido no setor para um desenvolvimento equilibrado e harmonioso, com consciência holístico-ecológica, por se valer dos recursos naturais e culturais como principais fontes de atração de turista nas destinações e pela fragilidade desses recursos. A gestão compartilhada da atividade, através da formação de Arranjos Produtivos Locais reflete uma evolução animadora do desenvolvimento do turismo.
Palavras-chave: Turismo; Teoria dos Sistemas; Arranjo Produtivo Local.


Abstract:

Tourism, by nature, is a systemic activity, requiring of cooperation, integration and interdependence from all involved in the sector to a balanced and harmonious development, with holistic-ecologic conscience, because it avails of natural and cultural resources as main source of atraction of tourist in the destinations and by fragility of these resources. Shared management of the activity, through the formation of local productive arrangements, reflects a stimulating evolution of the development of tourism.
Key-words: Tourism, Theory of Systems, Local Productive Arrangement


Palavras-chave


Turismo; Teoria dos Sistemas; Arranjo Produtivo Local; APL; Tourism; Theory of Systems; Local Productive Arrangement

Texto completo:

PDF