Aspectos determinantes na percepção da qualidade dos serviços na experiência gastronômica turística

Rodolfo Wendhausen Krause

Resumo


A gastronomia configura-se como produto turístico principal ou de suporte turístico, sendo um dos aspectos que merece atenção o estudo dos fatores que influenciam a percepção de qualidade da gastronomia turística. Atualmente, o método de serviço e outros aspectos técnicos na restauração, sozinhos, não são sinônimos de qualidade. Assim, o presente estudo, de caráter bibliográfico, revisa a percepção da qualidade na prestação de serviços em restauração. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados da USP, UNICAMP, UFRJ, UnB, no site academica.edu, na Editora Taylor & Francis Group, EBSCO, Google Scholar e na Biblioteca Digital Brasileira. A coleta de dados deu-se entre Novembro-2011 a Agosto-2012, em que 65 artigos contribuíram para a argumentação. Organizou-se um quadro resumo com os fatores mais encontrados que poderiam levar à qualidade. Os resultados apontam que os aspectos mais influentes na percepção de qualidade são o paradigma da expectativa e da decepção, a autenticidade e os fatores de conectividade social. Conclui-se que o restaurador deve conhecer as expectativas de seus clientes e abordar a experiência gastronômica turística de uma forma mais lúdica e autêntica.
Palavras-chave: Qualidade de serviço. Gastronomia. Turismo. Competitividade. Experiência gastronômica.

Palavras-chave


Turismo; Gastronomia; Qualidade de serviço; Competitividade; Experiência gastronômica;

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