Inovação da oferta turística com base nos valores locais: um estudo do Geoparque Seridó, RN, Brasil

Cristiane Soares Cardoso, Saulo Gomes Batista

Resumo


O turismo como atividade econômica passa por mudanças em face da competitividade dos mercados e das exigências da demanda. Em virtude desse cenário, as empresas buscam especialização, passando a oferecer produtos a uma clientela cada vez mais específica. O presente artigo apresenta um estudo intitulado Inovação da oferta turística como base nos valores locais: um estudo no Geoparque Seridó do RN, onde o objetivo central é trabalhar a questão da inovação como alternativa da diversificação e competitividade da oferta turística na região seridoense do Rio Grande do Norte. A pesquisa tem o enfoque qualitativo e para alcançar esse objetivo recorreu à pesquisa bibliográfica. A pesquisa conclui que o Geoparque Seridó além de inovar a oferta turística do estado, permite uma maior diversidade desta, utilizando os recursos geológicos e biológicos como ferramentas inovadoras, apoiado no tripé da geodiversidade, geoconservação e geoturismo, além de promover um turismo sustentável utilizando os valores locais, reforçando a perspectiva de que a inovação depende muito mais do que uma localidade possui do que a perspectiva macro do ambiente em questão.

Palavras-chave


Turismo; Inovação; Geoturismo

Texto completo:

PDF