Cadeia produtiva do artesanato por meio do Programa Ñandeva no Brasil voltado para o segmento turístico

Nadine Tamara Martinez, Elisangela Lobo Schirigatti, João Carlos Garzel Leodoro da Silva

Resumo


Os objetivos deste estudo foram: (1) Analisar a cadeia produtiva do artesanato do Programa Ñandeva em Foz do Iguaçu, com foco no segmento turístico; (2) Identificar pontos críticos que podem afetar a comercialização destes produtos para o segmento turístico; e (3) Propor recomendações que possam contribuir para a melhoria da comercialização de produtos artesanais na área turística. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa e natureza exploratória, compondo um estudo de caso. O método científico adotado foi o enfoque sistêmico do Modelo Geral de uma Cadeia Produtiva. Os pontos fracos verificados foram: a concorrência dos produtos industrializados, a facilidade de acesso aos produtos importados, preço pouco atrativo dos produtos certificados pelo programa, margem de lucratividade baixa, vendas paralelas ao programa, entre outros. Os pontos fortes foram: o aumento da preocupação em divulgar o artesanato local com identidade cultural e a presença de um expositor exclusivo destinado para os produtos do programa. Apesar de se perceber uma demanda turística por produtos pequenos, leves e com preço acessível, o desenvolvimento de produtos destinado ao mercado de suvenir é pouco explorado pelo programa.

Palavras-chave


Suvenir; Fatores críticos; Comercialização.­

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