As motivações e a busca de informação para viagens de lazer: resultados de um survey entre alunos de um MBA na cidade de São Paulo

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Fabricia Durieux Zucco, José Eduardo Storopoli

Resumo


Embora se reconheça a importância do setor turístico para a economia nacional, ainda são poucas as pesquisas que procuram identificar a relação entre busca de informação e motivações dos turistas para suas viagens de lazer. Procurando contribuir para esse campo, esta pesquisa visa identificar esta relação entre 269 alunos de um MBA de Gestão e consumidores de produtos turísticos, na cidade de São Paulo. Foi utilizado o método survey para a coleta e o SPSS para análise dos dados. Os resultados indicaram uma composição de 27,1% de pessoas jovens que nunca viajam de férias com a família e 34,6% que nunca viajam para escapar da rotina do dia a dia. A diversidade das motivações para viagem foi comprovada pela frequência de respondentes que declararam viajar para conhecer pessoas e fazer amigos, festivais e festas populares e visitar lugares que promovam autoconhecimento, espiritualidade e contemplação.

Palavras-chave


Fontes de informação; Turismo de lazer; Eventos

Texto completo:

PDF