Gestão ambiental sob a ótica de frequentadores e empresários no setor de alimentos e bebidas da orla de Aracaju

Vera Lucia Novaes Provinciali, Luiz Alex Silva Saraiva

Resumo


O crescimento do setor de alimentos e bebidas no litoral demanda maior dedicação das empresas à qualidade dos serviços prestados e ao entorno. Nesse estudo a proposta é a de analisar a percepção de empresários e frequentadores sobre a gestão ambiental no setor de alimentos e bebidas localizado na orla litorânea da cidade de Aracaju. A pesquisa, exploratório-descritiva baseada em um survey, usou um instrumento focado em sete (dos 16) princípios de gestão ambiental da CCI ajustado às peculiaridades dos negócios, para avaliar a qualidade do ambiente (aspectos conjunturais). Os resultados apontam grandes diferenças nas percepções de empresários e de frequentadores na maior parte dos sete princípios de gestão ambiental levantados. As principais implicações desse estudo, do ponto de vista aplicado, mostram aos empresários não podem negligenciar a questão ambiental atuando no setor de alimentos de bebidas em uma região litorânea, uma vez que o entorno integra o negócio. Do ponto de vista teórico, esse artigo problematiza o empreendimento turístico, pois qualquer que seja a sua natureza, ele traz consigo impactos ambientais, e isso precisa fazer parte da sua concepção e das suas práticas.

Palavras-chave


Exploração turística; Sustentabilidade; Setor de Alimentos e Bebidas.­

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