Posicionamento estratégico de serviços turísticos para pessoas com deficiência: o caso da cidade de Socorro, SP
Resumo
Cada vez mais estudos estrangeiros apontam as pessoas com deficiência (PcD) como um mercado consumidor ainda não explorado. No Brasil, porém, acadêmicos e praticantes parecem desconsiderar esse enorme mercado, o que leva à constatação de que, no país, os deficientes enfrentam problemas para exercer quase todos os papéis sociais, inclusive o de consumidores. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo debater como organizações prestadoras de serviços turísticos são capazes de obter ganhos estratégicos a partir do posicionamento de suas ofertas para turistas com deficiência. Com o objetivo de reforçar o debate teórico, recorreu-se ao caso do pólo turístico do município de Socorro, no estado de São Paulo, onde as organizações públicas e privadas que compõem o setor turístico submeteram-se a um processo sistemático de reposicionamento para atender as pessoas com deficiência (PcD). O artigo pretende contribuir para o aumento da visibilidade da questão no país e reforçar que os benefícios dessa reorientação estratégica das organizações para o atendimento a PcD podem ser surpreendentes.
Palavras-chave
Posicionamento Estratégico; Pessoas com Deficiência; Turismo