Posicionamento estratégico de serviços turísticos para pessoas com deficiência: o caso da cidade de Socorro, SP

Marina Dias de Faria, Sabrina Weber Souto, Angela Maria Cavalcanti da Rocha

Resumo


Cada vez mais estudos estrangeiros apontam as pessoas com deficiência (PcD) como um mercado consumidor ainda não explorado. No Brasil, porém, acadêmicos e praticantes parecem desconsiderar esse enorme mercado, o que leva à constatação de que, no país, os deficientes enfrentam problemas para exercer quase todos os papéis sociais, inclusive o de consumidores. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo debater como organizações prestadoras de serviços turísticos são capazes de obter ganhos estratégicos a partir do posicionamento de suas ofertas para turistas com deficiência. Com o objetivo de reforçar o debate teórico, recorreu-se ao caso do pólo turístico do município de Socorro, no estado de São Paulo, onde as organizações públicas e privadas que compõem o setor turístico submeteram-se a um processo sistemático de reposicionamento para atender as pessoas com deficiência (PcD). O artigo pretende contribuir para o aumento da visibilidade da questão no país e reforçar que os benefícios dessa reorientação estratégica das organizações para o atendimento a PcD podem ser surpreendentes.

Palavras-chave


Posicionamento Estratégico; Pessoas com Deficiência; Turismo

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