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São Miguel das Missões: uma concepção turística-cultural-formativa no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (Brasil)

Nair Sanzovo Pivatto, Miguel Bahl

Resumo


A partir de uma experiência turística-cultural-formativa, vivenciada por alunos e professores, do Curso Técnico Integrado de Geomensura, da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, estado do Paraná (PR/Brasil), propõe-se apresentar, como objetivo, neste artigo, uma reflexão sobre a contribuição que a escola pode dar para “despertar” e “formar” o possível turista cultural, para que ele tenha informações e conhecimento para fruir as representações artísticas e culturais de um determinado lugar. Metodologicamente, utilizou-se como base inicial a execução de viagem de estudos como atividade didática com caráter interdisciplinar, para abordar a redução Jesuítica dos Guaranis de São Miguel Arcanjo, localizada em território brasileiro, no estado do Rio Grande do Sul (RS/Brasil) — uma das trinta reduções da época da expulsão dos jesuítas dos territórios espanhóis da América do Sul, constituindo-se em um local de atração turística, apesar de pouco trabalhado e divulgado. Além disso, realizou-se pesquisa bibliográfica, visitação in loco e observação participante assistemática no transcurso da viagem e da visitação. Como resultado, constatou-se uma mudança de atitudes dos alunos para com o significado do patrimônio cultural visitado e uma maior respeitabilidade.

Palavras-chave


São Miguel Arcanjo (Brasil). Formação do turista cultural. Interdisciplinaridade.

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