As mulheres boas vão para o céu, as mulheres más vão para qualquer lugar: a representação social da prostituição na hotelaria de Juiz de Fora-MG

Bárbara Nascimento Duarte

Resumo


Neste artigo, busca-se desenvolver uma análise sobre a identidade das garotas de programa que possuem relacionamentos com turistas que freqüentam os hotéis de luxo da cidade de Juiz de Fora. Objetiva-se trazer a luz como é o comportamento de algumas prostitutas dessa cidade, o enredo que as conecta com hotéis e turistas, analisando seus discursos, seus desejos, seus limites, e sua identidade. Através de revisão bibliográfica e de entrevistas, mostra-se alguns juízos de valor que são lançados sobre esse sujeito e quais as racionalizações são feitas a fim de proteger sua identidade. Considerando as prostitutas importantes atores sociais, busca-se conhecer suas categorias de pensamento. Por fim, tenta-se conceber o fato de que, ainda que não declaradamente, as prostitutas fazem parte do sistema de turismo da cidade de Juiz de Fora através do seu contato com os hóspedes, comprovando os dizeres de Mauss no qual o turismo é concebido como um fenômeno social total.

Palavras-chave: Prostitutas; turistas; hotéis; identidade; estigma.

Abstract:

This paper aims to develop an analysis about the prostitute's identity and their relationship with tourists who go to the luxurious hotels of Juiz de Fora city. The desire is to bring light upon the prostitute's behavior, and the link between them, the tourists and the hotels, analyzing their discourses considering them as important social actors. It also wants to evaluate the kinds of judgments thrown upon these personages, the type of rationalization searched in order to protect their identities, in such way, trying to find out their thoughts categories. Finally, it tries to conceive the fact that, even not being declared, the prostitutes make part of the tourism system at Juiz de Fora city, thru their contact with the guests, proving, according with Mauss, that tourism can be conceived as a total social phenomena.

Key-words: Prostitutes; tourists; hotels; identity; stigma.


Palavras-chave


sociologia; hotelaria

Texto completo:

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