A música como experiência e diferencial mercadológico no turismo: um estudo de caso sobre o trecho Serro a São Gonçalo do Rio Preto - Estrada Real - MG

Fernanda Virgínia de Souza Alves, Mariana Helena Diniz Ferreira, Mileno Dias Marquezini

Resumo


É cada vez maior a busca por destinos turísticos que propiciem experiências significativas ou únicas, sendo necessário mudanças nas estratégias de marketing de localidades e atrativos. As manifestações musicais de Minas Gerais não são organizadas como diferencial cultural, mesmo possuindo um significativo potencial turístico. Este artigo propõe a utilização do marketing experimental e da estratégia de Posicionamento com o objetivo de estabelecer e fixar a imagem de um trecho da Estrada Real através da música, associando-a com a localidade, e, assim, fazer com que o turista experimente um sentimento único, identificando o produto de forma clara e imediata. O trecho escolhido para o estudo de caso foi do Serro a São Gonçalo do Rio Preto, localizado na região norte de Minas Gerais.

Palavras-chave: Manifestações musicais; marketing experimental; estratégia de posicionamento.

Abstract:

The search for places, which provide meaningful and unique experiences, is increasing in the tourism activity, and consequently, it is necessary to change the marketing strategy in places and attractions. The musical expression of Minas Gerais is not promoted as cultural contrast, although it is a great tourist attraction. This article suggests the use of the experimental marketing and the Positioning strategy with the aim of associating music with places in parts of Estrada Real road. This way, the tourist can clearly and immediately have a unique life experience and can
identify the product. The part of the road between Serro and São Gonçalo do Rio Preto was chosen to be the case of studying.

Key-words: Musical expression; experiential marketing; positioning strategy.


Palavras-chave


(Manifestações musicais; Marketing experimental; Estratégia de Posicionamento; Musical expression; Experiential marketing; Positioning strategy)

Texto completo:

PDF