O mercado de consultoria turística em Florianópolis

Vanessa Acosta de Azambuja, Aline de Azevedo, Josiane de Pina Fortes

Resumo


O mercado de consultoria turística ainda é pouco desenvolvido em Florianópolis, visto que é uma área nova e pela qual as empresas turísticas e hoteleiras têm pouco procurado. Porém, há uma perspectiva de mudança: a competitividade está obrigando as empresas do setor turístico a buscar um maior profissionalismo a fim de obter sucesso nos negócios e, para alcançar este objetivo, estas empresas começaram a se interessar em contratar os serviços de consultoria, sendo que tais serviços abrangem todo o planejamento necessário para uma melhor estruturação de uma empresa e a sua qualificação. Por ser uma área recente, reflete também no fato da consultoria ser pouco disseminada na formação acadêmica. Por esses motivos, foi realizada uma pesquisa que tem com o objetivo analisar o mercado de consultoria turística de Florianópolis. Além disso, foi feito um levantamento bibliográfico para que se possa comparar a teoria com a prática do mercado de consultoria turística na região e, assim, analisar de forma interpretativa as informações coletadas. A intenção dessa pesquisa é pontuar a área de consultoria como mais uma área de atuação profissional para os acadêmicos de turismo e hotelaria, sendo que é um ramo pouco discutido entre os acadêmicos e os profissionais envolvidos na área.

Palavras-chave: Consultoria; mercado de consultoria turística; planejamento turístico.

Abstract:

The market of tourist consultoria little is developed in Florianópolis for being a new area, and in which the tourist and hoteleiras companies have little habit to look for this type of service. However this is moving, with the competitiveness that compels these companies to search a bigger professionalism and the success in the businesses, what it can be through a consultoria, that all encloses the necessary planning for one better structuration of a company and the quality in the given services. For being a recent area, it also reflects in the fact of the consultoria little to be spread in the academic formation. By these reasons, a research was
carried through that it has as objective to analyze the market of tourist consultoria of Florianópolis, through the collection of data that was carried through from together interview the companies, being these, studies of case for the analysis of the market in question. Moreover, a bibliographical survey was made so that if it can thus compare the theory with the practical one of the market of tourist consultoria in the region, to analyze of interpretative form the collected information. The intention of this research is to pontuar the area of consultoria as plus an area of professional performance for the tourism and hotelaria academics, that is a branch little argued between the academics and the involved professionals in the area.

Key-words: Consultoria; market of tourist consultoria; tourist planning.


Palavras-chave


consultoria; market of tourist consultoria; tourist planning.

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