O lazer nos cursos de graduação em turismo de Belo Horizonte: visão dos coordenadores de curso

Hélder Ferreira Isayama, Marina Araújo, Michelle Costa e Silva

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi investigar a contribuição dos conteúdos de lazer para a formação do futuro turismólogo. Para tanto, foram selecionados 13 cursos de turismo de IES da cidade de Belo Horizonte e foram analisadas suas grades curriculares, através de uma entrevista adicional aos coordenadores, entendendo-se o papel estratégico destes na implementação dos referidos conteúdos relacionados ao lazer. Conclui-se, ao final, que os cursos de turismo não contemplam com a devida atenção as interfaces do turismo com o lazer, dada a pequena carga horária que lhe é reservada. Além disso, as disciplinas dedicadas ao lazer promovem uma pequena e descontextualizada discussão acerca desse fenômeno, uma vez que se restringem ao estudo de possibilidades de execução de diversas atividades recreativas em equipamentos turísticos privados.

Palavras-chave: Lazer; turismo; formação profissional;

Abstract:

This work purposes to investigate the leisure contribution for the professional of tourism formation. Therefore, there was selected 13 tourism graduate courses of Belo Horizonte and was analysed its curriculums through an adicional interview with the coordinators, knowing his strategic function in to be effective the leisure subject. We concluded that the tourism courses do not observe correctly the interfaces between the leisure and the tourism, just right the little time of studies that they are. Add to that, the leisure disciplines have a insufficient discution about this phenomenon, because they restringe the leisure by the study of the possibilities of recreative activities execution in tourism private equipments.

Key-words: Leisure; tourism; professional formation;


Palavras-chave


Lazer, turismo e formação profissional

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