HISTÓRIA, IDENTIDADE LOCAL E TURISMO: reflexões sobre a cidade de Ilhéus – BA a partir da segunda metade do século XIX

ANGYE CÁSSIA NOIA

Resumo


A promoção do turismo em Ilhéus, enquanto atividade econômica, é relativamente recente, datando da década de 1990 as primeiras ações significativas. Deve-se considerar, que a crise da cacauicultura foi a responsável pelo fomento dessa nova vertente, uma vez que o interesse pelo turismo surgiu como uma possibilidade de equilibrar a economia da região. Além disso, é fundamental considerar que a transição de atividades com características tão distintas não permite uma adequação imediata da dinâmica local. Nesse sentido, esse artigo tem a finalidade de evidenciar a necessidade de considerar a formação histórica e identitária da sociedade ilheense para o desenvolvimento equilibrado do turismo local. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, descritivo e analítico a fim de apresentar elementos históricos da segunda metade do século XIX até o XX que possam influenciar o desenvolvimento do turismo na cidade.

Palavras-chave: Formação do espaço; história local; identidade; cacauicultura e turismo.

Abstract:

The promotion of the tourism in Ilhéus, while economic activity, is relatively recent, dating of the decade of 1990 the first significant actions. It must be considered, that the crisis of the cacauicultura was the responsible one for the promotion of this new source, a time that the interest for the tourism appeared as a possibility to balance the economy of the region. Moreover, it is basic to consider that the transition of activities with so distinct characteristics does not allow an immediate adequacy of the local dynamics. In this direction, this article has the purpose to evidence the necessity of considering the historical and identity formation of the ilheense society for the balanced development of the local tourism. For this, a research of bibliographical, descriptive and analytical character was developed in order to present historical elements of the second half of century XIX until the XX that it can influence the development of the tourism in the city.

Key-words: Formation of the space; local history; identity; cacauicultura and tourism.


Palavras-chave


Formação do espaço; história local; identidade; cacauicultura; turismo

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