Turismo cultural no Campo de Santana e entorno: um estudo sobre a estação ferroviária Central do Brasil no Rio de Janeiro (RJ)

Carla Conceição Lana Fraga, Eloise Silveira Botelho, Simone Feigelson Deutsch, Vera Lúcia Bogéa Borges

Resumo


Nos desafios e oportunidades do patrimônio ferroviário na América Latina no século XXI observa-se que as relações entre memória e patrimônio são chaves. O objetivo foi compreender a interface turismo, cultura e ferrovia relativa à Estação Central do Brasil no contexto do turismo cultural no Campo de Santana e entorno, isto: (a) a partir da tríade história, patrimônio e memória; (b) considerando as conformações da arquitetura e urbanismo para a paisagem urbana. O estudo exploratório e descritivo, foi realizado a partir de levantamento bibliográfico e de dados secundários (online travel reviews - OTRs, disponíveis através do website
TripAdvisor). A partir do software QGis foi possível delimitar a área de estudo. A análise textual (Nuvem de Palavras e Análise de Similitude) das OTRs foi realizada através do software Iramuteq. Verificou-se que o entorno da Estação Central do Brasil é relevante para a preservação conjunto do patrimônio cultural, em virtude das singularidades que apresenta para a história, a arquitetura e urbanismo. Os resultados contribuem para a formação de um conhecimento sobre a temática a partir de um olhar sobre o fenômeno turístico e sua interface com a cultura e a ferrovia.


Palavras-chave


Turismo e Patrimônio; Central do Brasil; Campo de Santana.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1843



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.