Representações do Brasil nas brochuras turísticas luso-inglesas: próximas do paraíso e distantes da civilização

Lélian Silveira, Danielly Leal

Resumo


As brochuras promocionais turísticas são os principais veículos de comunicação entre a oferta e a procura no mercado turístico. Com o principal objetivo de converter o potencial visitante em verdadeiro turista, na maioria das vezes, oferecem ao público o primeiro contato com o local a ser visitado e, com intuito de o diferenciar, selecionam imagens que contribuem para (re)criar ou reforçar estereótipos. Relativamente ao Brasil, as representações carregam marcas do passado colonial exotizado. Assim, considerando a relevância da temática relativa ao turismo e sobre a imagem do Brasil, este estudo tem como objetivo investigar a representação visual do país com base nas brochuras turísticas selecionadas nas operadoras de viagens portuguesas e inglesas nos anos 2019, 2020 e 2021. Neste contexto, verifica-se que o país é representado a partir de cartografias imaginativas distintas, centradas na cultura urbana, paisagem natural e social humana. Além disso, cada uma dessas cartografias fornece um conjunto de referências responsáveis pela caracterização dos destinos brasileiros. 


Palavras-chave


Brasil; Representação; Turismo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.20n3.2020.1831



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.