Bar Semente: atrativo turístico e empreendedorismo situado

Aline Winckler Brufato, Bianca Mara da Costa Farias, Dominique Ribeiro

Resumo


O palco do Bar Semente marcou a revitalização da Lapa, bairro boêmio da zona central da cidade do Rio de Janeiro. Nascido na Lapa como um dos marcos de sua revitalização, o Semente priorizou e investiu na música popular independente, incluindo a instrumental, na formação de plateia e no lançamento de novos artistas, projetando internacionalmente sua marca e sua linguagem. Por quase 20 anos de existência (1998 a 2017), nas noites do bar, é possível afirmar que se formou uma geração Semente de músicos, que segue atuando mundo afora. A partir da lógica Effectuation, busca-se, analisar, o caso do empreendedorismo do Semente, o qual levanta questões centrais sobre empreendedorismo situado e gestão de patrimônio (imaterial) musical da cidade. O artigo também reflete sobre as formas de empreender que contrariariam alguns padrões clássicos da atuação empresarial e da estrita racionalidade econômica e novos olhares e posturas, em relação aos negócios na cultura, envolvendo diferentes motivações e objetivos, além de um leque mais amplo de atores. Isso ajuda a explicar por que a Lapa enfrenta, de maneira recorrente, problemas para se manter como roteiro cultural e, como também sempre encontra formas de sobreviver ou renascer. Aprender sobre as lógicas empreendedoras envolvidas num espaço tão intensamente rico culturalmente, talvez, nos permita não repetir os mesmo erros.


Palavras-chave


Effectuation, Empreendedorismo, Lapa, Patrimônio Cultural Carioca, Turismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1795



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