Inventário da oferta turística: reflexões teóricas para o planejamento e ordenamento do espaço turístico

Aguinaldo César Fratucci, Claudia Corrêa de Almeida Moraes

Resumo


Entre as ações para o planejamento e o ordenamento dos espaços apropriados para o turismo está o conhecimento dos elementos que o compõem. Uma das metodologias para se obter este conhecimento é a do Inventário da Oferta Turística (IOT). Este artigo se propõe a descortinar o uso desta metodologia na obtenção de conhecimentos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento de etapas e de intervenções no território por meio do planejamento turístico. A pesquisa utilizou dados coletados em fontes selecionadas, tanto bibliográficas como documentais, referentes ao tema e de quatro décadas de experiência profissional dos autores em projetos vinculados a elaboração e implementação de IOTs em diversos destinos turísticos brasileiros. O resultado reconfirmou a importância da metodologia do IOT para o planejamento e ordenamento do território, porém notou-se que esta percepção não é comungada por todos os agentes sociais do turismo, seja pela sua desatualização frente às necessidades contemporâneas e/ou pela inexistência ou pela inventariação insuficiente em muitos destinos turísticos. Também se observou que as políticas públicas demonstraram pouca relevância à metodologia ou a deturparam ao tratá-la apenas como um banco de dados.

Palavras chave: Planejamento Turístico, Inventário da Oferta Turística, Espaço turístico; IOT-RJ.


Palavras-chave


Planejamento Turístico, Inventário da Oferta Turística, Turistificação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1783



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.