Gestão pública em turismo: coordenação e comunicação no processo de inventário da oferta turística
Resumo
A coordenação de políticas públicas tem sido amplamente discutida nas Ciências Sociais devido à dificuldade de coordenar os diferentes atores envolvidos no processo. Coordenação e comunicação são as bases teóricas utilizadas para interpretar algumas dificuldades na implementação do Projeto de Inventário da Oferta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (IOT-RJ). Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi compreender o processo de coordenação na execução do IOT-RJ, a fim de identificar falhas e aprendizagens no contexto do projeto. A metodologia é qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos relatórios do projeto e por meio de entrevistas semiestruturadas. Para analisar as informações coletadas, utilizamos os conceitos de “coordenação” e “comunicação” no âmbito teórico da gestão pública. Os resultados revelaram que as principais limitações estão relacionadas às fragilidades da coordenação vertical e horizontal e da comunicação organizacional. Os principais aprendizados identificados no projeto referem-se à compreensão da dinâmica da gestão pública com vistas à contratação por meio de licitação, execução contratual, prazos, orçamento e planejamento e articulação política à necessidade de melhores estratégias de comunicação, destacando a importância da coordenação.
Palavras chave: Coordenação e comunicação; Gestão Pública; Inventário da Oferta Turística; IOT-RJ; Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1768

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.