“Próxima parada, Nova Olinda/CE”: justiça distributiva no Turismo de Base Comunitária

Ítalo Anderson Taumaturgo, Rita de Cássia de Faria Pereira

Resumo


Turismo Comunitário prioriza as vivências que traduzem o modo de vida em comunidade, sendo organizado a partir da autogestão dos recursos e repartição igualitária dos benefícios gerados. Utilizando como referência teorias sobre turismo e justiça distributiva no campo de marketing, esta pesquisa buscou entender como a estruturação do Turismo Comunitário contribuiu para a percepção de desenvolvimento de uma cidade e formação de um sistema mais justo para os moradores. O estudo foi realizado no município de Nova Olinda, Ceará, que abrange a experiência da Fundação Casa Grande, responsável pela criação e gestão do turismo local. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados apontam que um modelo que considera as partes interessadas, pautado em valores como a vivência em comunidade, a cooperação e o reconhecimento do espaço cultural, é capaz de alavancar o desenvolvimento socioeconômico local e estabelecer trocas justas. A discussão teórica e empírica da temática da justiça dentro do turismo e a análise de uma experiência de gestão que absorve os ideais de trocas justas são as principais contribuições deste estudo.


Palavras-chave


Sistemas de Marketing; Justiça Distributiva; Turismo de Base Comunitária.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1707



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