O Papel da gestão colaborativa nos festivais criativos: o caso da produção do carnaval em Vitória-ES

Alexandre Reis Rosa, Ilane Coutinho Duarte Lima, Mirelle Simões de Aguiar

Resumo


O Carnaval, apesar de ser como um tipo um tipo de festival de celebração cultural, tem sido visto como uma importante atividade econômica e turística que movimenta uma extensa cadeia produtiva. Embora os festivais ocorram em quase todo o mundo, e o Carnaval em particular nas diversas regiões brasileiras, eles são pouco estudados do ponto de vista da sua organização e gestão. Usando como exemplo o Carnaval de Vitória-ES, o objetivo deste artigo consiste em analisar e compreender como ocorre o processo de colaboração interorganizacional inerente à produção do desfile das escolas de samba. Para isso realizamos um estudo qualitativo com aplicação do método de estudo de caso, entrevistas em profundidade e análise documental. Os resultados mostram que a compreensão do processo colaborativo é importante para o próprio desenvolvimento do festival, tendo em vista que as pesquisas na área de gestão de eventos e de festivais mostram que parte significativa do sucesso e fracasso neste campo depende sobretudo de uma gestão adequada dos stakeholders. Ou seja, da dinâmica de relacionamento entre os múltiplos atores que fazem o espetáculo acontecer.

Palavras chave: Festivais Criativos; Gestão Colaborativa; Carnaval; Vila Velha-ES.


Palavras-chave


Festivais Criativos; Gestão Colaborativa; Carnaval.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1661



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