O Museu do Louvre e sua atenção aos turistas: a busca permanente do bem receber

Telma Lasmar Gonçalves

Resumo


O Museu do Louvre recebe milhões de turistas e aplica, com regularidade, uma pesquisa qualitativa em10.000 visitantes, buscando saber seu perfil socioeconômico, procedência, preferências, hábitos culturais e,sobretudo, seu nível de satisfação com os serviços oferecidos. O presente artigo é resultado da pesquisa decampo desenvolvida durante o período de Bolsa Sanduíche de Doutoramento na Equipe interdisciplinaire derecherches sur le tourisme – Eirest da Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne. O objetivo geral consiste eminvestigar o perfil socioeconômico e cultural dos turistas brasileiros, suas expectativas, hábitos de viagem e onίvel de satisfação com os serviços oferecidos. Os objetivos específicos são apresentar as práticas de pesquisado museu e analisar as respostas dos entrevistados. A metodologia da pesquisa compreende a leitura debibliografia sobre pesquisas de público em museus, análise dos relatórios de pesquisa desenvolvidos peloMuseu do Louvre e a aplicação de entrevista qualitativa semiestruturada. O resultado obtido corrobora oíndice geral de satisfação dos turistas que visitam o Museu do Louvre.


Palavras-chave


Museu do Louvre; turistas; pesquisa de público; brasileiros

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1468