Cultura ou mercadoria? Reflexões sobre o carnaval de Itabuna, Bahia

Rodrigo Muniz F. Nogueira

Resumo


O Carnaval suscita uma diversidade de leituras que compreendem diversas ciências como a Antropologia, Filosofia, Sociologia, Economia, História, possibilitando diversos pontos de reflexões e análises acerca desta temática. Para poder responder às questões culturais e mercadológicas sobre o carnaval de Itabuna, lançar-se-á um olhar crítico sobre sua evolução e mutação dos entornos populares ao padrão institucionalizado e espetacular da atualidade; seus aspectos antropofágicos; suas significações em termos cultural e econômico; e as questões de preservação da identidade cultural versus os fatores mercadológicos. O objetivo do trabalho é mais amplo, não se limitando apenas a caracterizá-lo apenas como cultural ou mercantil. Converge no sentido de incrementar a literatura e fomentar debates sobre o tema.

Palavras-chave: Cultura; Mercadoria; Turismo cultural

Abstract:

The carnival excites a diversity of readings that understand diverse sciences as the Anthropology, Philosophy, Sociology, Economy, History, making possible diverse points of reflections and analyses about of this thematic one. To be able to answer to the cultural and marketing questions on the carnival of Itabuna, one will launch a critical look on its evolution and mutation of the popular circles to the standard institutionalized and spectacular of the present time; its degradates aspects; its significations in terms of culture and economy; and the questions of preservation of the cultural identity versus the marketing factors. The objective of the work is ampler, if not limiting only to characterize it as cultural or only mercantile. It converges in the direction to develop literature and to foment debates on the subject.

Key-words: Culture; Merchandise; Cultural tourism


Palavras-chave


Cultura; Mercadoria; Turismo cultural; Culture; Merchandise; Cultural tourism

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