A relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição nas compras dos serviços de viagem de Pernambuco

Gabriela Cristina Pinheiro de Melo, Carla Borba da Mota Silveira, André Falcão Durão

Resumo


Os avanços tecnológicos redesenharam a cadeia de distribuição do turismo. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição na compra dos serviços de viagem do visitante de Pernambuco. Como base teórica, foi abordada a Tecnologia da Informação e Comunicação e seus impactos, comportamento de compra e distribuição dos serviços turísticos, segundo autores como Buhalis (2002), Brasil (2008) e Xiang et al. (2015). Em termos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando o levantamento tipo survey, com amostra não probabilística por conveniência. Foram entrevistadas 168 pessoas, em abril e maio de 2016, visitantes do estado de Pernambuco. O resultado da análise indicou que há pouca relação, direta e condicional, entre a busca e a finalização da compra. Resultado checado, uma vez que a finalização de compra dos visitantes estudados sofreu variações para cada tipo de serviço turístico.


Palavras-chave


Tecnologia; Canais de Distribuição; Serviços Turísticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1374