A Influência dos relacionamentos para o desempenho das empresas de hospedagem

Daniel Pires Vieira, Valmir Emil Hoffmann

Resumo


O turismo é uma atividade econômica aglomerada territorialmente em que as diferentes organizações responsáveis pelo processo produtivo interagem entre si e com organizações de suporte para a formatação do produto e prestação dos serviços turísticos. A interação entre os diversos agentes é importante para a competitividade dos destinos e, em última instância, das empresas. O presente estudo parte de um foco de análise empresarial e tem por objetivo verificar a influência dos relacionamentos interorganizacionais para o desempenho das empresas do setor de hospedagem. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados a 152 empresas de três destinos nacionais (Tiradentes – MG, Bonito – MS e Itatiaia – RJ). Os resultados encontrados indicam que empresas de hospedagem com desempenhos superiores apresentam padrões de relacionamento diferentes tanto com empresas da cadeia produtiva do turismo quanto com organizações de suporte.


Palavras-chave


Estratégia; Relações Interorganizacionais; Desempenho; Meios de Hospedagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1325