Imagem de destino turístico: Ilhéus/BA na perspectiva de visitantes e moradores

Lílian Dominguez Santana, Marlusa de Sevilha Gosling

Resumo


A imagem de um destino turístico pode ser mensurada tanto a partir das impressões de visitantes, quanto de moradores. A literatura indica, no entanto, que existem diferenças entre as percepções desses atores turísticos, sendo que, quanto maior a interação ou o conhecimento sobre o destino, mais precisa essa imagem. Este estudo tem, portanto, por objetivo o diagnóstico da imagem de um destino turístico, tendo por base as avaliações de visitantes, comparativamente às avaliações de moradores. Para tanto, realizou-se pesquisa quantitativa por meio de survey on-line e presencial, tendo por unidade de referência o destino Ilhéus/BA. Obteve-se um total de 396 questionários válidos para visitantes e 70 questionários válidos para moradores. A partir da estatística teste t, verificaram-se diferenças significativas entre as amostras para a maior parte das dimensões da imagem de destino, sendo as avaliações dos moradores mais críticas.


Palavras-chave


Imagem de destino turístico; Imagem cognitiva; Imagem afetiva; Imagem única; Ilhéus/BA.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1301



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.