A importância do guia de turismo na experiência turística: da teoria à prática das agências de receptivo de Curitiba- PR

Raquel Pazini, Debora Cordeiro Braga, José Manoel Gonçalves Gândara

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória e descritiva, que parte de uma ampla revisão da literatura sobre o tema guia de turismo e sua aproximação com a prestação de serviços de agências de turismo receptivo. Para avaliar a coerência de tudo que se discute na academia com a realidade do mercado de turismo receptivo de Curitiba-PR, foram realizadas entrevistas em profundidade com gestores e proprietários de oito das principais agências de turismo atuantes nesse mercado. Os resultados foram analisados considerando seis indicadores (adequação, compreensão, aprendizagem, responsabilidade, entretenimento e cocriação), relacionados às dimensões da criatividade, inovação, experiência e emoções na oferta de produtos. Eles demonstram que os gestores compreendem o importante papel do guia de turismo no sucesso de seu negócio, e que esse profissional deve ter habilidades e características específicas para o desempenho de sua função, permitindo ao turista usufruir de uma experiência diferenciada e de qualidade no destino.


Palavras-chave


Guia de turismo; Agências de turismo receptivo; Gestores; Indicadores; Curitiba-PR.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.17n2.2017.1269