Sobre cidades, bicicletas e turismo: evidências na propaganda imobiliária em São Paulo
Resumo
Este trabalho propõe uma análise sobre as tendências imobiliárias na cidade de São Paulo, tendo por enfoque de observação os aspectos de mobilidade incorporados ao apelo comercial dos projetos e, mais especificamente, o papel que bicicleta neste processo. Trata-se de uma abordagem não-sistemática, que busca, de maneira livre, apontar indícios de transformações culturais relacionadas à bicicleta, pela postura de empresas do mercado imobiliário em seus discursos promocionais. Para tanto, foram coletados folhetos e jornais promocionais de variados empreendimentos imobiliários de São Paulo, que foram organizados e analisados em função da presença de elementos que poderia ilustrar a emergência de uma cultura da bicicleta na cidade. Por ora, pode-se observar uma entrada, em geral, sutil do tema nas propagandas imobiliárias, ainda mais focada em aspectos de bem-estar e esporte e com menor ênfase na questão da mobilidade urbana. Indiretamente, espera-se gerar elementos para que se cotejem essas questões com esforços de planejamento e promoção do turismo em São Paulo, como forma de se observar em que condições se alinham ou se distanciam.
Palavras-chave
gestão urbana, desenvolvimento imobiliário, cultura ciclística
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