Penedo: a construção da imagem de uma cidade turística

Sergio Moraes Rego Fagerlande

Resumo


Esse trabalho é parte de tese de doutorado em urbanismo defendida em 2012, intitulada A construção da imagem em cidades turísticas: tematização e cenarização em colônias estrangeiras no Brasil, desenvolvida a partir de dissertação de mestrado defendida em 2007,denominada A utopia e a formação urbana de Penedo, ambas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PROURB FAU UFRJ, onde foi estudada a história da formação da colônia finlandesa de Penedo, Itatiaia, RJ. O presente artigo foi apresentado no Colóquio Turismo e Cidades, na UNIRIO, em junho de 2015. Inicialmente fundada a partir de ideais utópicos e vegetarianos, por um grupo de finlandeses, a experiência durou de 1929 a 1942, quando a recepção de hóspedes se tornou a principal atividade. Baseado na natureza e nas tradições culturais finlandesas, o turismo se desenvolveu através de pequenas pousadas e artesanato. A imagem finlandesa do lugar passou por um novo processo de construção a partir da criação da Pequena Finlândia / Casa de Papai Noel de Penedo, em 1998. A necessidade de se criar uma imagem das cidades passava a ter forte impacto na escolha do turista por um lugar a ser visitado. Dessa maneira, Penedo buscou uma associação entre sua identidade finlandesa e uma imagem do lugar.

Palavras-chave


turismo, construção da imagem, Penedo

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