Tecnologias da informação e comunicação na promoção de empreendimentos locais nas comunidades tradicionais caiçaras de Ilhabela (SP)

Daniella Marcondes, Cynthia H. W. Corrêa

Resumo


A presença dos destinos turísticos na Internet torna-se imperativo para a obtenção de visibilidade em um cenário de comunicação global. No Brasil, em decorrência das dificuldades de infraestrutura em áreas remotas, a falta de acesso à rede pode significar um novo limitador ao avanço e desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC). Nesse contexto, apresenta-se uma pesquisa com o objetivo geral de analisar como os canais de comunicação tradicionais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir para a promoção de iniciativas de TBC nas comunidades tradicionais caiçaras das praias do Bonete e dos Castelhanos, no município de Ilhabela, São Paulo. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, baseado em revisão de literatura e pesquisa documental, com aplicação de questionários a proprietários dos empreendimentos de turismo locais. Entre os resultados, ressalta-se a propagação de empreendimentos turísticos de caiçaras em ambas comunidades, porém, quanto ao uso de TICs para o marketing e promoção, a comunidade do Bonete se destaca ao dispor de acesso à Internet, fundamental para contatar turistas via Facebook, WhatsApp e e-mail, empoderando a comunidade.

Palavras-chave


Turismo de Base Comunitária; Marketing e Promoção; Comunidades Caiçaras de Ilhabela (SP).

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.1169