O lazer do brasileiro no período de férias: representações e concretizações das atividades turísticas

Edmur Antonio Stoppa, Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Helder Ferreira Isayama

Resumo


A pesquisa “O Lazer do Brasileiro” teve como objetivo identificar o lazer do brasileiro no que se refere à sua representação e concretização. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa empírica, com amostragem representativa dos brasileiros em termos de faixas etárias, gêneros e classes sociais. Enquanto procedimento amplo de raciocínio, foi utilizado o estudo comparativo entre a representação do lazer e o seu efetivo exercício. Este texto discute especificamente elementos relacionados à temática das atividades turísticas e suas possibilidades de lazer no período de férias. Os resultados apontam que as atividades turísticas são entendidas e valorizadas como possibilidade de lazer pela população brasileira, apesar de sua vivência ser desenvolvida por um número pequeno de pessoas, comparativamente ao total da amostra. Além disso, o querer e fazer da atividade apresenta uma distância grande, uma vez que se o fazer aponta 27% das realizações, o querer apresenta um índice de quase 80% das intenções. Assim, os desequilíbrios existentes entre as representações e concretizações devem ser objeto de desenvolvimento de ações específicas na área do lazer e turismo.


Palavras-chave


Lazer; Turismo; Férias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.1139