Reflexões sobre o processo de aprendizagem social do turismo como prática na orla marítima de João Pessoa/PB

Erica Dayane Chaves Cavalcante, Marcelo de Souza Bispo, Lídia da Cunha Soares

Resumo


O objetivo deste estudo consistiu em refletir sobre o processo de aprendizagem social do turismo como prática (TAP) na Orla Marítima de João Pessoa/PB. Foi considerada ainda a compreensão do conjunto de elementos sociomateriais (humanos e não humanos) que alicerçam o TAP na Orla Marítima. Sob a epistemologia das práticas sociais para coleta e análise de material empírico foi utilizada a etnometodologia. Em consonância, como técnicas de coleta, utilizaram-se conversas informais, observação direta e diários de campo. Os resultados indicam que os processos de aprendizagem ocorrem por meio da experiência, socialização, participação e engajamento, sendo intermediados por elementos imateriais (não humanos), tais como a linguagem particularizada e a própria cultura local. Como conclusões, com base nos resultados, pode-se afirmar que os processos de aprendizagem é o que permite que o TAP possa se realizar e se aprimorar no contexto estudado, visto que atores sociais relataram que empreenderam como resultado da aprendizagem e interação com outros atores e que esse mesmo processo de aprendizagem permite que o empreendimento se aprimore ao longo do tempo, assim um aspecto que influencia na utilização e organização do espaço Orla, possibilitando que o turismo aconteça e aperfeiçoe-se.


Palavras-chave


Processos de Aprendizagem; Turismo como Prática; Etnometodologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1137