Relações entre gênero e mercado de trabalho de turismólogos em Minas Gerais

Carlos Eduardo Silveira, Juliana Medaglia

Resumo


O turismo é uma atividade humana com implicações marcantes na economia, entre as quais o uso intensivo de mão de obra dos mais diversos níveis. Tomando como ponto de partida o mercado de trabalho de graduados em turismo, com base nas informações dos egressos da formação superior em Turismo realizada no Estado de Minas Gerais, Brasil, o estudo buscou identificar as implicações das questões relacionadas a gênero no âmbito laboral do turismo, a fim de conhecer se há semelhança com outros setores econômicos. Para tanto, utilizou-se de dados levantados por uma pesquisa mais ampla acerca do mercado de trabalho para turismólogos no Brasil, estratificando os dados relativos aos graduados em turismo do Estado, separando as informações entre homens e mulheres, sempre que necessário ou possível. A amostra foi composta de 290 respondentes, sendo 188 mulheres e 102 homens. Os resultados apontam para o fato do mercado de trabalho em turismo, apesar de predominantemente feminino, repetir tendências de outros setores com melhores salários e posições mais elevadas ocupadas por homens. Esses resultados foram inicialmente apresentados no XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local, em 2014, onde foram discutidos e ampliados com as contribuições dos membros do Grupo de Trabalho de Gênero e Sexualidades no Mercado Turístico.

Palavras-chave


Mercado de trabalho; Turismólogos; Gênero; Minas Gerais

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DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.16n1.2016.1044