Turismo, gestão e território

Norberto Pinto dos Santos

Resumo


O turismo revela-se como um sector económico que, mais rapidamente e com menores investimentos, consegue atuar nos territórios e atingir impactos positivos significativos. A organização dos territórios de visitação turística, os destinos e lugares turísticos necessitam de processos, de preferência sistémicos, de intervenção e acção, obrigando a uma grande capacidade de gestão. As relações entre sustentabilidade territorial, promoção dos lugares e difusão de imagem, têm que ser, cada vez mais, densas e reflexivas, de forma a conseguir, através do turismo, tanto a melhoria de qualidade de vida dos residentes, como a máxima satisfação dos visitantes. Às políticas de suporte destas estratégias é dada grande atenção por parte de todos os stakeholders, direta ou indiretamente associados ao turismo. Este texto, salientando a importância dos lugares enquanto cenários de interacção entre oferta e procura de consumo turístico, dá uma perspectiva de valorização da competitividade dos destinos turísticos e debruça-se sobre os programas e políticas de suporte e orientação do turismo, em Portugal, dando ao território um lugar central na definição dos processos de gestão das atividades turísticas.

Palavras-chave


Gestão turística; Sustentabilidade territorial; Políticas para o turismo;

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