- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Bases Indexadoras
- Indicadores e métricas
- Política Antiplágio
- Textos publicados em Anais
Foco e Escopo
O periódico acadêmico Caderno Virtual de Turismo (CVT) completa 21 anos de existência (2001-2022) publicado pelo Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, tendo como editor chefe, desde sua criação, o Prof. Roberto Bartholo.
Durante a primeira década de 2000 o CVT consolidou-se como um importante vetor nas discussões sobre as relações entre turismo e desenvolvimento social no Brasil projetando a noção de turismo de base comunitária no debate acadêmico e nas políticas públicas. O CVT é pioneiro em sua abordagem dialogal das relações entre turismo de base comunitária e desenvolvimento local acolhendo contribuições de pesquisadores de diferentes origens acadêmicas, seja tendo como foco o turismo de base comunitária como quando de sua fundação ou as relações entre práticas turísticas e patrimônio cultural na contemporaniedade com o CVT atuando como um locus de referência.
Ao longo de sua existência, a equipe editorial envidou esforços para manter o periódico atualizado no que tange à tecnologia e ao aperfeiçoamento do processo editorial. Foram incorporados sistemas de editoração, fluxos editoriais mais ágeis, sistema de dupla avaliação cega por pares, e parcerias para fortalecimento e sustentabilidade do periódico.
Em 2016, iniciamos um ciclo na gestão do periódico em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (PPGTur/UFF). A partir de 2018, novas parcerias se firmaram com pesquisadores vinculados ao Departamento de Turismo e Patrimônio (DETUR) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e também ao Departamento de Administração e Turismo (DAT) e ao Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O CVT mantém sua periodicidade trimestral com edições lançadas ao final dos meses de abril, agosto e dezembro. Seu público-alvo inclui novo contorno, envolvendo pesquisadores, professores, estudantes, de graduação e pós-graduação, gestores e formuladores de políticas públicas no campo temático do turismo e patrimônio cultural.
O CVT publica artigos originais de pesquisa e resenhas bibliográficas. O processo de submissão deve ser iniciado e acompanhado no website do periódico, onde estão disponíveis as diretrizes para os autores. São aceitos manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol.
Todo conteúdo publicado pelo CVT é de livre acesso por meio do seu website.
Sua política editorial tem como alicerce o processo de duplo parecer cego (double blind peer-review) por pareceristas com título acadêmico de doutor.
Políticas de Seção
Editorial
![]() |
![]() |
![]() |
Artigos originais
Os artigos originais se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa inédita.
![]() |
![]() |
![]() |
Resenhas
As resenhas de livros se caracterizam como contribuição apresentam análise crítica de livros da área temática do periódico.
![]() |
![]() |
![]() |
Dossiê temático
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
Revisão por pares
O processo de revisão é baseado no conceito de duplo parecer cego (double blind peer-review) por pareceristas todos com título de doutor.
Avaliadores
O CVT conta com um banco de avaliadores nacionais e internacionais, especialistas no tema do turismo, desenvolvimento social e patrimônio cultural.
Anualmente é emitida uma nominata de participação dos avaliadores em todas as primeiras edições dos volumes com seus respectivos nomes e vínculos institucionais (disponível na edição completa do periódico).
Processo de avaliação
Os textos enviados ao CVT passam por duas avaliações. A primeira avaliação é realizada pela editoria. Analisamos o texto a partir da revisão de dois critérios: normas de apresentação (desk review); e adequação científica ao foco e escopo do periódico (avaliação científica). A partir dessa primeira avaliação será emitida uma decisão editorial que pode ser: (1) aprovação do texto para a avaliação por pares; (2) solicitação ao autor para revisão do texto, adequando-o às normas para uma nova apresentação e posterior envio aos pareceristas; ou (3) rejeitar o texto para publicação no CVT.
A segunda avaliação será emitida por pareceristas, todos com titulação de doutorado e com experiência reconhecida na área temática.
Os originais passam pela a avaliação de dois pareceristas. Em caso de pareceres conflitantes, um terceiro parecerista é chamado para avaliar o trabalho.
O resultado das avaliações pode ser de quatro tipos:
a) Aceito na íntegra sem restrições;
b) Aceito com pequenas sugestões de mudança;
c) Aceito sujeito a mudanças profundas e ressubmissão aos pareceristas;
d) Rejeitado.
Tempo de avaliação
Os textos recebidos são dispostos na fila de textos para avaliação. Os textos que estão há mais tempo na fila terão prioridade na avaliação.
O tempo estimado de avaliação por pares é de 90 dias.
O processo editorial de avaliação é conduzido seguinte forma: a editoria envia um convite para o avaliador, considerando a temática de interesse do avaliador e a temática do texto submetido. O avaliador pode aceitar ou rejeitar o convite. Aceitando o convite, é disponibilizada a ficha de avaliação que deve ser preenchida e disponibilizada aos autores junto com a decisão editorial.
Periodicidade
O CVT é um periódico quadrimestral.
Política de Acesso Livre
O CVT oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio da iniciativa Open Access e não cobra taxas aos autores em nenhuma fase do processo editorial.
Arquivamento
É utilizado o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir a preservação segura e permanente de revista.
Indicadores e métricas
QUALIS CAPES - A4 na área de turismo
Política Antiplágio
O CVT apoia as diretrizes e segue as orientações da Committee on Publication Ethics (COPE) < https://publicationethics.org/ >
Textos publicados em Anais
Textos completos já publicados em anais de eventos não são aceitos para avaliação.