Foco e Escopo

O Caderno Virtual de Turismo (CVT) é um periodico cientifico dedicado à divulgacao eletronica de artigos originais e resenhas criticas de estudos voltados para o debate do turismo como vetor de desenvolvimento social. Em seu escopo tematico, propoe uma visao multidisciplinar do fenomeno turistico, reconhecendo suas implicacoes nas dimensoes ambiental, social, economica, historica, cultural, politica e institucional da sustentabilidade, fundamentais para o desenvolvimento social.

O CVT começou a ser publicado em 2001 pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social, vinculado ao Programa de Engenharia de Producao da COPPE/UFRJ e desde o inicio de suas atividades defende uma politica de livre acesso a todo o conteudo publicado pelo periodico, por meio de seu website. Em 2016, iniciamos um novo e importante ciclo na gestão do periódico a parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (PPGTur/UFF).

Com periodicidade quadrimestral, suas edicoes são lancadas ao final dos meses de abril, agosto e dezembro. Tem como publico alvo pesquisadores, professores, estudantes, de graduacao e pos-graduacao, bem como profissionais e formuladores de politicas publicas interessados no campo tematico do turismo.

O CVT esta aberto a submissoes de dois tipos: artigos originais e resenhas de livros. Em ambos os casos o processo de submissao deve ser iniciado e acompanhado pelo website do periodico, onde estão disponiveis todas as diretrizes para os autores.

Sua politica editorial tem como alicerce o processo de duplo parecer cego (double blind peer-review), onde um grupo de pareceristas, todos com titulo de doutor, avalia todo o conteudo submetido para publicacao do periodico sem ter conhecimento de seus autores.

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Galeria de Fotos

Artigos originais

Os artigos originais se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa inédita.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de livros

As resenhas de livros se caracterizam como contribuição apresentam análise crítica de livros da área temática do periódico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos ao Caderno Virtual de Turismo são avaliados por pareceristas, todos com titulação de doutorado e com experiência reconhecida na área temática. Para o acessar a lista de pareceristas que fazem parte do Comitê de Avaliadores, clique aqui .

Como forma de garantir a imparcialidade e assegurando a avaliação cega por pares (Double Blind Review), os dados dos autores são mantidos em sigilo, bem como o nome dos avaliadores.

Os originais passam pela a avaliação de dois pareceristas. Em caso de pareceres conflitantes, um terceiro parecerista é chamado para avaliar o trabalho.

O resultado das avaliações pode ser de quatro tipos:

a) aceito na íntegra, sem restrições;

b) rejeitado – não aprovado para publicação;

c) aceito na íntegra, com algumas sugestões de mudança (neste caso não é necessário voltar para o parecerista); e,

d) Sugestões de mudança e re-envio ao parecerista. O último caso implica que a avaliação por pares constatou que o artigo poderá ser publicado se o autor fizer algumas adaptações fornecidas na avaliação. O autor pode aceitar – ou não – a sugestão. No entanto, se rejeitar, isso implicará na recusa de publicar o artigo. Caso o autor aceite as sugestões feitas pelos avaliadores, o artigo alterado será novamente submetido a uma revisão por pares.

O editores são responsáveis pela decisão editorial final, baseada nos pareceres sobre o texto.

Periodicidade

O periódico é editado com periodicidade quadrimestral e adota o sistema de fluxo contínuo tanto para a submissão quanto para a publicação dos artigos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio da iniciativa Open Acces pela disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público no ambiente digital. Além disso, não cobra taxas aos autores em nenhuma fase do processo editorial.

Arquivamento

É utilizado o sistema  LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir a preservação segura e permanente de revista.

Bases Indexadoras

Crossref logo