Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico acadêmico Caderno Virtual de Turismo (CVT) completa 21 anos de existência (2001-2022) publicado pelo Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, tendo como editor chefe, desde sua criação, o Prof. Roberto Bartholo. 

Durante a primeira década de 2000 o CVT consolidou-se como um importante vetor nas discussões sobre as relações entre turismo e desenvolvimento social no Brasil projetando a noção de turismo de base comunitária no debate acadêmico e nas políticas públicas. O CVT é pioneiro em sua abordagem dialogal das relações entre turismo de base comunitária e desenvolvimento local acolhendo contribuições de pesquisadores de diferentes origens acadêmicas, seja tendo como foco o turismo de base comunitária como quando de sua fundação ou as relações entre práticas turísticas e patrimônio cultural na contemporaniedade com o CVT atuando como um locus de referência.

Ao longo de sua existência, a equipe editorial envidou esforços para manter o periódico atualizado no que tange à tecnologia e ao aperfeiçoamento do processo editorial. Foram incorporados sistemas de editoração, fluxos editoriais mais ágeis, sistema de dupla avaliação cega por pares, e parcerias para fortalecimento e sustentabilidade do periódico.

Em 2016, iniciamos um ciclo na gestão do periódico em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (PPGTur/UFF). A partir de 2018, novas parcerias se firmaram com pesquisadores vinculados ao Departamento de Turismo e Patrimônio (DETUR) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e também ao Departamento de Administração e Turismo (DAT) e ao Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

O CVT mantém sua periodicidade trimestral com edições lançadas ao final dos meses de abril, agosto e dezembro. Seu público-alvo inclui novo contorno, envolvendo pesquisadores, professores, estudantes, de graduação e pós-graduação, gestores e formuladores de políticas públicas no campo temático do turismo e patrimônio cultural.

O CVT publica artigos originais de pesquisa e resenhas bibliográficas. O processo de submissão deve ser iniciado e acompanhado no website do periódico, onde estão disponíveis as diretrizes para os autores. São aceitos manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol.

Todo conteúdo publicado pelo CVT é de livre acesso por meio do seu website

Sua política editorial tem como alicerce o processo de duplo parecer cego (double blind peer-review) por pareceristas com título acadêmico de doutor.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos originais

Os artigos originais se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa inédita.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

As resenhas de livros se caracterizam como contribuição apresentam análise crítica de livros da área temática do periódico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revisão por pares

O processo de revisão é baseado no conceito de duplo parecer cego (double blind peer-review) por pareceristas todos com título de doutor.

Avaliadores

O CVT conta com um banco de avaliadores nacionais e internacionais, especialistas no tema do turismo, desenvolvimento social e patrimônio cultural. 

Anualmente é emitida uma nominata de participação dos avaliadores em todas as primeiras edições dos volumes com seus respectivos nomes e vínculos institucionais (disponível na edição completa do periódico).

Processo de avaliação

Os textos enviados ao CVT passam por duas avaliações. A primeira avaliação é realizada pela editoria. Analisamos o texto a partir da revisão de dois critérios: normas de apresentação (desk review); e adequação científica ao foco e escopo do periódico (avaliação científica). A partir dessa primeira avaliação será emitida uma decisão editorial que pode ser: (1) aprovação do texto para a avaliação por pares; (2) solicitação ao autor para revisão do texto, adequando-o às normas para uma nova apresentação e posterior envio aos pareceristas; ou (3) rejeitar o texto para publicação no CVT.

A segunda avaliação será emitida por pareceristas, todos com titulação de doutorado e com experiência reconhecida na área temática.

Os originais passam pela a avaliação de dois pareceristas. Em caso de pareceres conflitantes, um terceiro parecerista é chamado para avaliar o trabalho.

O resultado das avaliações pode ser de quatro tipos:

a) Aceito na íntegra sem restrições;

b) Aceito com pequenas sugestões de mudança;

c) Aceito sujeito a mudanças profundas e ressubmissão aos pareceristas; 

d) Rejeitado.

 

Tempo de avaliação

Os textos recebidos são dispostos na fila de textos para avaliação. Os textos que estão há mais tempo na fila terão prioridade na avaliação.

O tempo estimado de avaliação por pares é de 90 dias.

O processo editorial de avaliação é conduzido seguinte forma: a editoria envia um convite para o avaliador, considerando a temática de interesse do avaliador e a temática do texto submetido. O avaliador pode aceitar ou rejeitar o convite. Aceitando o convite, é disponibilizada a ficha de avaliação que deve ser preenchida e disponibilizada aos autores junto com a decisão editorial.

 

Periodicidade

O CVT é um periódico quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

O CVT oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio da iniciativa Open Access e não cobra taxas aos autores em nenhuma fase do processo editorial. 

 

Arquivamento

É utilizado o sistema  LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir a preservação segura e permanente de revista.

 

Bases Indexadoras

 

 

  

 

 

    

         

 

 

 

 

    

 

 

 

        

 

 Crossref logo

 

     

 

        

 

   

 

       

 

Indicadores e métricas

QUALIS CAPES - A4 na área de turismo

 

 

Política Antiplágio

O CVT apoia as diretrizes e segue as orientações da Committee on Publication Ethics (COPE) < https://publicationethics.org/ >

 

Textos publicados em Anais

Textos completos já publicados em anais de eventos não são aceitos para avaliação.